TARSILA DO AMARAL - SEMANA DE ARTE MODERNA E O MOVIMENTO DA ANTROPOFAGIA




A Semana de Arte Moderna aconteceu em 1922. E em 1925, o escritor Oswald de Andrade e a artista plástica Tarsila do Amaral lançam o Manifesto da Poesia Pau-Brasil, que enfatiza a necessidade de criar uma arte baseada nas características do povo brasileiro, com absorção crítica da modernidade europeia.

Em janeiro de 1928, Tarsila do Amaral pinta uma tela e dá de presente a Oswald de Andrade, seu marido, por ocasião do seu aniversário.



Nessa tela vemos um homem que aparenta sonhar com um outro mundo. Tem a pequena cabeça inclinada para a frente, está pensativo, sob um sol intenso e tropical e sentado numa planície verde, ao lado de cactos que “explodem “ em uma flor. Seus pés são gigantescos, como se a pintora nos dissesse que, para construir o futuro sonhado fosse preciso  ter os pés pesados, grudados no chão, na terra, no conhecimento das tradições.
Impressionado com o quadro, Oswald mostra-o a Raul Bopp, que valendo-se da língua Tupi, o batiza de Abaporu, que significa “aquele que come”, o antropófago. Logo após levam ao extremo essas ideias com o Manifesto Antropófago (também chamado antropofágico), que propõe "devorar" influências estrangeiras para impor o caráter brasileiro à arte e à literatura.

O movimento antropofágico defendia que todas as influências culturais vindas de outros países deveriam “mastigadas” pela cultura brasileira e não somente aceitas. A cultura brasileira não precisaria imitar a arte europeia. Era preciso então redescobrir o Brasil que já existia antes do século XVI.


QUESTÕES


1.) Oswald de Andrade, no Manifesto Antropofágico, procurou transformar o “bom selvagem” de Rousseau num aguerrido selvagem devorador, que digere e transforma a cultura européia do colonizador, tornando-a parte de sua própria cultura.

Considerando a questão do “bom selvagem” no pensamento de Rousseau, é correto afirmar.

a) A idealização do bom selvagem, no estado de natureza, representa a exaltação da animalidade do homem primitivo que, no estado civil, adquire forma agressiva.

b) A felicidade original do bom selvagem se realiza no suor de seu trabalho em sua propriedade, de onde retira o necessário para a sua sobrevivência.

c) O homem, degenerado pela civilização, só poderá recuperar a felicidade que desfrutava no estado de natureza com o retorno à vida isolada no meio das florestas.

d) No estado de natureza, o bom selvagem busca satisfazer sua necessidade inata de reconhecimento de si e de admiração pelo outro.

e) No estado de natureza, o bom selvagem é auto-suficiente e vive isolado, sobrevivendo com o que a natureza lhe provê e de acordo com suas necessidades inatas.

2.) Na peça  Tarsila, de Maria Adelaide Amaral, a protagonista presenteia Oswald por seu aniversário com o quadro Abaporu. Nessa ocasião, Mário de Andrade, diante da obra, refere-se a sua plasticidade, caracterizada por:

a) elementos nacionais que marcam uma perspectiva artística.

b) figuras naturalistas que estabelecem um efeito de realidade.

c) desenhos infantis que resgatam elementos da cultura popular.

d) linhas simétricas que rompem com a tradição do Modernismo.

e) formas proporcionais que marcam o equilíbrio da paisagem.


3.) Considerando  a obra  Abaporu, de Tarsila do Amaral, que, juntamente com o  Manifesto Antropofágico, de Oswald de Andrade, deu origem ao Movimento Antropofágico, julgue os
itens a seguir colocando V ou F.

A) Abaporu é uma pintura neoclássica que apresenta uma figura monstruosa de cabeça pequena, braço fino e pernas enormes, tendo ao lado um cacto verde cuja flor dá a impressão de ser um sol.

B)  As cores da obra de arte Abaporu representam as cores da natureza, como o azul do céu, o verde do cacto e o amarelo da flor.


4.) Com base na pintura de Tarsila de Amaral mostrada acima, julgue os itens subsequentes com V ou F.

A) A pintura A Negra é caracterizada como a figura de uma mulher nua, de lábios grossos, sem cabelo, tendo à frente um seio pesado e pendente, sentada, de braços e pernas grossos,
com uma aparência imóvel.

B) Formas geométricas e cores contrastantes que se desdobram em faixas na superfície do fundo compõem a estrutura do espaço pictórico bidimensional da obra A Negra.

C) A obra A Negra é considerada o ponto de partida de uma atitude crítica de artistas brasileiros que teve muitos desdobramentos ao longo da década de 20 do século passado e, por isso, transformou-se em uma espécie de ícone da primeira fase do Modernismo brasileiro.




5.) Com base na figura acima, inserida no contexto do Movimento Modernista brasileiro, que valorizou a cultura, a natureza e a sociedade brasileiras, julgue os itens a seguir colocando V ou F.

A) Na obra Floresta, a artista criou uma paisagem brasileira, na qual formas arredondadas  sob uma árvore fantástica representam os frutos da floresta. A pintura se distancia da
representação fiel da realidade, pois a imagem da floresta
apresenta cores irreais e um universo de formas geometrizadas.

B)  Na obra de arte Floresta, cuja técnica de composição se situa entre a arquitetura e a pintura, a representação é fundamentada no simbolismo e na imitação realista.

C) O Modernismo emergiu em contexto de crise da República Velha, os anos 20 do século passado, que culminou no movimento armado em decorrência do qual Getúlio Vargas ascendeu ao poder (1930).

Comentários

  1. Beatriz Souza e Camila Mendes

    1- e
    2- c
    3- a) V
    b) V

    ResponderExcluir
  2. Respostas:

    1) letra: c
    2) letra:

    ResponderExcluir
  3. Ruth 1) c) O homem, degenerado pela civilização, só poderá recuperar a felicidade que desfrutava no estado de natureza com o retorno à vida isolada no meio das florestas.

    2 a) elementos nacionais que marcam uma perspectiva artística.


    3 V F

    4 V F V

    5 V F F




    ResponderExcluir
  4. 1)
    c) O homem, degenerado pela civilização, só poderá recuperar a felicidade que desfrutava no estado de natureza com o retorno à vida isolada no meio das florestas.

    2)
    b) figuras naturalistas que estabelecem um efeito de realidade.

    3)
    A) Abaporu é uma pintura neoclássica que apresenta uma figura monstruosa de cabeça pequena, braço fino e pernas enormes, tendo ao lado um cacto verde cuja flor dá a impressão de ser um sol.(V)

    B) As cores da obra de arte Abaporu representam as cores da natureza, como o azul do céu, o verde do cacto e o amarelo da flor.(f)


    ResponderExcluir
  5. Alison lima e Hélio cordeiro 3°A

    1-e) No estado de natureza, o bom selvagem é auto-suficiente e vive isolado, sobrevivendo com o que a natureza lhe provê e de acordo com suas necessidades inatas.

    2-a) elementos nacionais que marcam uma perspectiva artística.

    3-A) V
    B) V

    4-A) V
    B) V
    C) F

    5--A)V
    B)F
    C)F

    ResponderExcluir
  6. Anônimo

    1°) c) O homem, degenerado pela civilização, só poderá recuperar a felicidade que desfrutava no estado de natureza com o retorno à vida isolada no meio das florestas.

    2°) a) elementos nacionais que marcam uma perspectiva artística.

    ResponderExcluir
  7. Grupo:
    Marcella Gomes Cavalcante
    Suellen Fernanda
    Cayton Araújo

    Resoluções:
    1) b) A felicidade original do bom selvagem se realiza no suor de seu trabalho em sua propriedade, de onde retira o necessário para a sua sobrevivência.

    2)a) elementos nacionais que marcam uma perspectiva artística.

    3) V
    F
    V

    ResponderExcluir

  8. 1°) d) No estado de natureza, o bom selvagem busca satisfazer sua necessidade inata de reconhecimento de si e de admiração pelo outro.

    2°) a) elementos nacionais que marcam uma perspectiva artística.

    3°) A) F
    B) V

    4°) A) V
    B) F
    C) V

    5°) A) F
    B) V
    C) V

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CRÔNICA

Poema: Retrato - Cecília Meireles

O AUTO DA COMPADECIDA - Ariano Vilar Suassuna