CARTA ARGUMENTATIVA


LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOSUNIDADE I: CARTA ARGUMENTATIVAESTUDANDO O GÊNERO



 
Brasília, 30 de julho de 2009.
 


          Excelentíssimo Senhor Presidente José Sarney,



           Com as minhas considerações, venho tratar de um assunto bastante recorrente na mídia nos últimos meses, o qual envolve diretamente V. Exª, como Presidente do Senado Federal, Casa pela qual tenho o maior respeito. Trata-se de denúncias de favorecimento a vários senadores, por via de Atos Secretos, inclusive o Senhor, fato que envergonha a todos nós, brasileiros.
           A minha visão é de que o Senhor Presidente deveria pedir afastamento do cargo. Sem querer fazer um julgamento precipitado, mesmo porque todos são inocentes até que se prove o contrário, o fato é que as denúncias existem e não são simples. São muitos os indícios de beneficiamento ilícito, como casos de nepotismo e aumento de verba indenizatória, sem publicação nos devidos órgãos de imprensa oficiais. Vossa Excelência aparece ligado a diversos desses Atos e, por isso, acho que sair, pelo menos temporariamente, seria uma prova de que pretende colaborar com as investigações.
           Tais investigações constituem um elemento decisivo para a transparência pública, uma vez que a sociedade precisa ter conhecimento de como o dinheiro de seus impostos e tributos estão sendo aplicados. Num país em que a educação e saúde, só para citarmos duas áreas, costumeiramente vão de mal a pior, é inadmissível aceitarmos que ocorrências dessa natureza sejam consideradas normais. Por esse motivo, entendo que Excelentíssimo Senador deve pedir licença, visando sempre ao interesse público.
          Como cidadão brasileiro, consciente de minhas obrigações e direitos, é este o meu posicionamento. Se quem não deve não teme, dê-se a chance de esclarecer o que Senhor mesmo chama de denúncias infundadas, e isso só pode ser feito a partir do momento em que não mais ocupar a Presidência dessa Egrégia Casa, pois a sua imagem estará desvinculada de toda e qualquer “manobra” que porventura exista para não prolongar o caso.


         Com os meus respeitos.


 Povo Consciente.

 


1. Considerando o texto I, responda as questões seguintes:
a) Que fato político-social motivou o emissor a escrever a carta?
b) Na carta, o autor, num tom sugestivo, faz uma solicitação ao Senador José Sarney. Qual?



***************************************



2. A carta argumentativa tem uma estrutura dissertativa, pois apresenta a introdução / desenvolvimento / conclusão e constitui um texto persuasivo à medida que usa argumentos para convencer o leitor/destinatário sobre o ponto de vista defendido ou para atender uma determinada reivindicação.
a) Identifique no texto I as ideias que compõem a tríade introdução, desenvolvimento e conclusão.


b) Cite os argumentos utilizados no texto I.



***************************************


3. Uma das características da carta argumentativa é a linguagem clara e objetiva, geralmente de acordo com o padrão culto formal da língua. Embora o primeiro texto apresente essa linguagem, é possível identificar certa informalidade. Retire trechos do referido texto que justifiquem essa afirmação.




Características da carta argumentativa:

ü Constitui um texto de natureza argumentativa, que tem por finalidade defender o ponto de vista do locutor e persuadir o interlocutor;
ü Apresenta formato constituído pelas seguintes partes: data, vocativo, corpo do texto (assunto), expressão cordial de despedida e assinatura;
ü O corpo é constituído por três partes essenciais: exposição do ponto de vista do autor (ou ideia principal); desenvolvimento (com argumentos) desse ponto de vista; conclusão;
ü Linguagem culta, formal, impessoal, clara e objetiva;
ü Verbos geralmente no presente do indicativo ou no imperativo;
ü Predomínio da 1ª ou 3ª pessoa. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CRÔNICA

Poema: Retrato - Cecília Meireles

O AUTO DA COMPADECIDA - Ariano Vilar Suassuna