Poema: Retrato - Cecília Meireles

Atividade de literatura

Retrato

"Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?"

Leia o poema acima de Cecília Meireles e responda às questões a seguir e depois publique no blog.

1) O eu lírico descreve detalhadamente como ele é. Retire do poema as características a ele dirigidas.
2) Em qual pessoa do discurso o poema foi escrito?
3) Em sua opinião, o que o eu lírico quis dizer quando menciona no poema: "Em que espelho ficou perdida a minha face?"
4) Identifique as rimas presentes no poema.
5) Retire do texto exemplos de sinestesias.
6) Faça a escansão de todos os versos do poema.

Comentários

  1. Respostas
    1. 9 ano A
      equipe:brenda emmilly da silva morais-07
      flavia helida farias targino-15
      amanda pricila oliveira da cunha-02

      1-calmo,triste,magro,vazio,amargo,fria,morta.
      2-primeira pessoa do singular.
      3-ele ainda nao se reconhece.

      Excluir
    2. 1) calmo triste magro ohlos tão vazios lábio amargo mão sem força paradas frias e mortas.
      2)primeira pessoa do singular
      3)ele quis dizer que onde se encontra sua pessoa.
      gislene viana. e icaro nobre

      Excluir
    3. 1)eu nao tinha este rosto de hoje
      2)primeira pessoa
      3)ele ainda não se conhece

      Excluir
    4. equipe:alice de oliveira batista n:02
      adrielly de oliveira cavalcante n:01
      serie: 8 ano b

      1:calmo,triste,magro,vazio,amargo,fria e morta
      2:primeira poessoa do singular
      3:ele ainda não se conhece e não tinha o rosto de hoje

      Excluir
    5. 1- calmo, triste, magro, olhos tão vazios lábio amargo mão sem força paradas frias e mortas.
      2-primeira pessoa do singular.
      3-que ele envelhecia e não eatava sabendo quem era ele.

      8B leandro e Gilberto

      Excluir
  2. 1)assim calmo,assim triste,assim magro.
    2)
    3)
    4)eu não tinha este coração que nem se mostra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ana beatriz ewerton monteiro

      1) assim calmo,assim triste, assim magro.

      2) primeira pessoa do singular .

      3) eu não tinha mais esse rosto de hoje .

      Excluir
    2. Aluno:Jose Edson Bernardo Da Silva Junior 9anoA

      1)eu nao tinha estas mãos sem força.
      2)primeira pessoa no singular.
      3)que suas caractristicas mudaram para o oposto.

      Excluir
    3. 1-Calmo,triste,magro,Olhos tao vaziosnem o lábio amargo.
      maos sem força,tão paradas e frias e mortas; coração que nem se mostra.
      2-Primeira pessoa do singular.
      3-Que ele n se reconhecia mais.

      Excluir
  3. 1)eu não tinha esse rosto de hoje
    2) primeira pessoa
    3)no espelho ficou perdido a minha face angustiada e sofrida não tenho mais face.
    4)Eu não tinha este rosto de hoje.


    Deysiane e Lívia, 9 ano A *-* !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. calmo,triste,magro,vasio,amargo,força,parada,fria e morta.

      Excluir
  4. Aluno:CARLOS GERMANO E DENILSON GONÇALVES

    1)calmo,triste,magro,vasio,amargo,força,parada,fria,morta.

    2)primeira pessoa do singular.

    3)ele quis dizer (em que lugar ficou a minha verdadeira indentidade)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) CALMO TRISTE MAGROS OLHOS TAO VAZIO LABIOS AMARGOS MAO SEM FORÇA PARADOS FRIAS E MORTAS
      2)PRIMEIRA PESSOA DO SINGULAR
      3)ELE AINDA NAO SE RECONHECIA

      Excluir
    2. equipe; vitória e daniella 8;ano b
      1;triste,magro,amargo e vasio.
      2;primeira pessoa do singular.
      3;ele quis dizer em que lugar ficou a minha verdadeira indentidade.

      Excluir
  5. 01= triste,amargo,calmo,magro,olhos tão vazios,mãos sem forças,tão paradas,frias e mortas,coração que não se mostra. 02= a primeira pessoa do singular . 03 =ele quiz dizer o seguinte que o que nós fomos antes não somos hoje . alunas =jacyele santos e carolaine bernadino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1-assim magro,assim triste,assim calmo.

      2-primeira pessoa do singular.

      3-que ele não sabia quem era ele.



      alunos:vanderson,willams. 8 ano b.

      Excluir
    2. grupo;waleska,andreza elucas 1)calmo,triste,com os olhos tão vazios,nem labio amargo,nem mão sem força tão paradas e frias e mortas;eu não tinha este coração que nem se mostra.
      2)primeira pessoa do singular
      3))no espelho ficou perdido a minha face angustiada e sofrida não tenho mais face'

      Excluir
    3. 1)rosto,triste,calmo,magro,labio amargo,mao fraca

      2)primeira pessoa do singular

      3)não saber qual é a sua identidade,nao sabe quem realmente ele é,o que ele era no passado ele nao e no presente......

      Excluir
    4. lucas não ta no grupo de baratão

      Excluir
    5. 1 assim calmo, triste,magro,maos frias,olhos vazios e labios amargo
      2 a primeira pessoa do plural
      3 nao sabe realmente sua indentidade e tambem o que ele era no passado ele e no presente.


      grupo:raiza e millena serie 8ºano a

      Excluir
  6. 1:assim calmo, assim triste, assim magro,nem estes olhos tão vazios.
    2:a primeira pessoa do singular.
    3:ele nos diz que o que nós eramos antes não somos mais as mesmas pessoas,as pessoas mudam,somos diferentedo do que noś eramos antes. "Alunas:Rebeka Alves e Gislayne dos Santos..!"

    ResponderExcluir
  7. 1°= Assim Triste,Assim Calmo,Assim Magro,Olhos Tão Vazios,
    Lábios Amargos, Mãos Sem Forças, Coração Que Não Se Mostra
    Simples , Certa E Facil.

    2°= Primeira Pessoa Do Singular (eu)

    3°= Quis Dizer Que Não Se Reconhecia Mais,Nao Sabia Mais Quem Era Você Mesmo,Sua Indentidade Foi Perdida Para Ele Mesmo.. O Seja O Tempo Se Passou E Ele Ia Descobrindo Que Nao Era Mais O Mesmo Que Era Antes .

    8° Ano B - Beatriz Cellys E Victória Giovanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. °= Assim Triste,Assim Calmo,Assim Magro,Olhos Tão Vazios,
      Lábios Amargos, Mãos Sem Forças, Coração Que Não Se Mostra
      Simples , Certa E Facil.

      2°= Primeira Pessoa Do Singular (eu)

      3°= Quis Dizer Que Não Se Reconhecia Mais,Nao Sabia Mais Quem Era Você Mesmo,Sua Indentidade Foi Perdida Para Ele Mesmo.. O Seja O Tempo Se Passou E Ele Ia Descobrindo Que Nao Era Mais O Mesmo Que Era Antes .
      lucas e ruan

      Excluir
    2. Aldryel e Gabriel gonsalves14 de fevereiro de 2012 às 10:08

      1º assim magro,assim triste,assim calmo,olhos tão vazios,lábios amargos,mão sem forças,coração que não se mostra simples.
      2ºprimeira pessoa do singular.
      3ºele ainda não se reconhece,não sabia mais quem era você mesmo...

      8º A Aldryel, e Gabriel

      Excluir
  8. 1-calmo,triste,magro,olhos tão vazios,lábio amargo mãos sem força tão paradas e frias e mortas; coração que nem se mostra
    2-Primeira pessoa do singular
    3-Ele n se reconhecia mais.

    ResponderExcluir
  9. 1: triste,calmo,magro,olhos tão vazios sem forças
    2:primeira pessoa do singular
    3:quer dizer q eu nao sou a mesma pessoa de antes





    8º ano B Isabel e Emanuelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1-triste,calmo,magro,olhostão vazios e mãos fracas.
      2-(eu) primeira pessoa do singular.
      3-que ela não era a mesma pessoa de antes.

      grupo:brunna gabryellen 8 ano A
      rayane trindade. 8 ano A

      Excluir
    2. 1-um rosto calmo, triste, magro, olhos vazios, lábios amargos, mãos sem forças, frias e mortas.
      2-em primeira pessoa do singular(eu)
      3-No retrato

      grupo 8º ano A :Bruno e Letícia

      Excluir
    3. 1R= Rosto assim calmo, assim triste, assim magro,
      olhos tão vazios, lábio amargo.mãos sem força,
      tão paradas e frias e mortas;
      coração que nem se mostra.
      2R= Primeira pessoa do singular
      3R=quando ela era jovem ela fez um retrato nesse retrato a imagem dela ficou paralizada de quando ela era jovem.

      8° ano a Brenno e Dayvid

      Excluir
    4. 1. calmo,magro,olhos tão vazios,sem forças,mãos paradas ,mortas e frias
      2.primeira pessoa do singular
      3.não sabe mais onde esta sua identidade



      8º ANO A LAYANE E NITYÊCHA

      Excluir
    5. 1:assim calmo, assim triste, assim magro, Eu não tinha estas mãos sem força,
      tão paradas e frias e mortas;

      2:primeira pessoa

      3:quer dizer q eu nao sou a mesma pessoa de antes

      Excluir
    6. 1:triste,calmo,magro,olhos tão vazios,labios amargos,mãos sem forças
      tão parada e frias mortas
      2:primeira pessoa do singular
      3:ele não era mais tão joven, bonito e cheios de forças como antes

      alunas:Vitoria,Angrid

      8°ANO(A)

      Excluir
  10. maria evenlly
    felipe belmiro 8:A

    1-rosto,triste,labio amargo,mãos mortas,
    2- primeira pessoa do singular
    3-ele não se reconhece mais

    ResponderExcluir
  11. 1 calmo triste magro olhos vazios labios amargos mãos sem força tão paradas e frias mortas
    2 primeira pessoa do singular
    3 ele não era mais tão joven bonito cheio de força como antes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ALUNA:ANA KAROLINE
      ALUNA:WYLMA
      SERIE:8*ANO A
      1 calmo triste magro olhos vazios labios amargos mãos sem força tão paradas e frias mortas
      2 primeira pessoa do singular
      3 ele não se reconhece mais

      Excluir
  12. (1) "Eu não tinha este rosto de hoje,
    assim calmo, assim triste, assim magro,
    nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
    Eu não tinha estas mãos sem força,
    tão paradas e frias e mortas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (2) primeira pessoa do singular.adriany e jessiara

      Excluir
  13. 8º ano-A- Keryallynny,Larissa,Débora

    1º) Eu não tinha este rosto de hoje,
    assim calmo, assim triste, assim magro,
    nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
    Eu não tinha estas mãos sem força,
    tão paradas e frias e mortas.

    2º)Primeira pessoa do singular.

    3º)Ele mudou com o tempo e não se reconheceu mas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CRÔNICA

O AUTO DA COMPADECIDA - Ariano Vilar Suassuna