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Mostrando postagens de agosto, 2012

EXERCÍCIO SOBRE HOMÔNIMOS E PARÔNIMOS

      01. Houve alguns.......................................no Congresso. (acidentes - incidentes)       02. Fomos...................................pelos anfitriões. (destratados - distratados)       03. A..................................... dos direitos da emis-sora foi uma das tarefas do governo. (seção - cessão)       04. Ali, na...................................... de eletrodomésticos, há uma grande liquidação. (seção - cessão)       05. É um senhor......................................(distinto - destinto)       06. Dei o .......................................mate ao geren-te, por causa do................ sem fundos. (cheque - xeque)       07. A nuvem de gafanhotos ..................................a plantação. (infestou - enfestou)       08. Quando Joana toca piano é mais um.............que um.................. (conserto - concerto)       09. Todos eles.............................o prazer da bela melodia. (fruem - fluem)      10. Estava

LISTA DE HOMÔNIMOS E PARÔNIMOS

Homônimas : são aquelas que possuem grafia ou pronúncia igual. Exemplos: seção (divisão), cessão (ato de ceder), sessão (reunião, assembléia). Parônimas : são aquelas que possuem gra-fia e pronúncia parecidas.  Exemplos: comprimento (extensão), cumprimento (saudação).       Algumas palavras homônimas e parônimas mais usadas:       absolver: inocentar, perdoar       absorver: sorver, consumir, esgotar.       acender: pôr fogo, alumiar       acidente: acontecimento casual       incidente: episódio, aventura       apreçar: perguntar preço, dar preço       apressar: antecipar, abreviar       aprender: tomar conhecimento       apreender: apropriar-se, assimilar mentalmente       ascender: subir       acento: tom de voz, sinal gráfico       assento: lugar de sentar-se       acerca de: sobre, a respeito de       cerca de: aproximadamente       há cerca de: faz aproximadamente       acostumar: contrair hábito       costumar: ter por hábito      

MEMÓRIAS

MEMÓRIAS DE LIVROS João Ubaldo Ribeiro “Aracaju, a cidade onde nós morávamos no fim da década de 40, começo da de 50, era a orgulhosa capital de Sergipe, o menor Estado brasileiro (mais ou menos do tamanho da Suíça). Essa distinção, contudo, não lhe tirava o caráter de cidade pequena, provinciana e calma, à boca de um rio e a pouca distância de praias muito bonitas. Sabíamos do mundo pelo rádio, pelos cinejornais que acompanhavam todos os filmes e pelas revistas nacionais. A televisão era tida por muitos como mentira de viajantes, só alguns loucos andavam de avião, comprávamos galinhas vivas e verduras trazidas à nossa porta nas costas de mulas, tínhamos grandes quintais e jardins, meninos não discutiam com adultos, mulheres não usavam calças compridas nem dirigiam automóveis e vivíamos tão longe de tudo que se dizia que, quando o mundo acabasse, só íamos saber uns cinco dias depois. [...] Não sei bem dizer como aprendi a ler. A circulação entre os livros era livre (tinha

CRÔNICA

“ Cobrança” Moacyr Scliar Ela abriu a janela e ali estava ele, diante da casa, caminhando de um lado para outro. Carregava um cartaz, cujos dizeres atraíam a atenção dos passantes: "Aqui mora uma devedora inadimplente". ― Você não pode fazer isso comigo ― protestou ela. ― Claro que posso ― replicou ele. ― Você comprou, não pagou. Você é uma devedora inadimplente. E eu sou cobrador. Por diversas vezes tentei lhe cobrar, você não pagou. ― Não paguei porque não tenho dinheiro. Esta crise... ― Já sei ― ironizou ele. ― Você vai me dizer que por causa daquele ataque lá em Nova York seus negócios ficaram prejudicados. Problema seu, ouviu? Problema seu. Meu problema é lhe cobrar. E é o que estou fazendo. ― Mas você podia fazer isso de uma forma mais discreta... ― Negativo. Já usei todas as formas discretas que podia. Falei com você, expliquei, avisei. Nada. Você fazia de conta que nada tinha a ver com o assunto. Minha paciência foi se esgotando, até que não me

TARSILA DO AMARAL - SEMANA DE ARTE MODERNA E O MOVIMENTO DA ANTROPOFAGIA

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A Semana de Arte Moderna aconteceu em 1922. E em 1925, o escritor Oswald de Andrade e a artista plástica Tarsila do Amaral lançam o Manifesto da Poesia Pau-Brasil, que enfatiza a necessidade de criar uma arte baseada nas características do povo brasileiro, com absorção crítica da modernidade europeia. Em janeiro de 1928, Tarsila do Amaral pinta uma tela e dá de presente a Oswald de Andrade, seu marido, por ocasião do seu aniversário. Nessa tela vemos um homem que aparenta sonhar com um outro mundo. Tem a pequena cabeça inclinada para a frente, está pensativo, sob um sol intenso e tropical e sentado numa planície verde, ao lado de cactos que “explodem “ em uma flor. Seus pés são gigantescos, como se a pintora nos dissesse que, para construir o futuro sonhado fosse preciso  ter os pés pesados, grudados no chão, na terra, no conhecimento das tradições. Impressionado com o quadro, Oswald mostra-o a Raul Bopp, que valendo-se da língua Tupi, o batiza de Abaporu, que sign

O GRITO - EDVARD MUNCH

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Observe a obra acima e responda às indagações seguintes: a) O que a pessoa da obra está sentindo? b) Onde essa pessoa se encontra? c) Leia esse depoimento feito pelo pintor norueguês Edvard Munch quando estava internado no manicômio em relação a obra feita por ele: "Passeava com dois amigos ao pôr-do-sol – o céu ficou de súbito vermelho-sangue – eu parei, exausto, e inclinei-me sobre a mureta– havia sangue e línguas de fogo sobre o azul escuro do fjord e sobre a cidade – os meus amigos continuaram, mas eu fiquei ali a tremer de ansiedade – e senti o grito infinito da Natureza.  " a) O que se pode afirmar com esse depoimento em relação à obra? b) O que ele quis dizer com "senti o grito infinito da Natureza"?

REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA COM HIPERTEXTO

Este pequeno espaço eu dedico as minhas experiências em relação ao uso do hipertexto como ferramenta em sala de aula. Pude perceber que, trata-se de uma forma dinâmica e contínua de busca do conhecimento que se torna prazerosa a tal ponto de prender a atenção e convocar o alunado para uma nova forma de estudar. É claro que, existiram pessoas que tiveram muita dificuldade em manejar o blog, pois ainda não tinham familiarização com esse suporte hipertextual. Parabenizo a todos os alunos que puderam participar dessa minha experiência metodológica que tinha/tem como objetivo inserir o alunado nesse contexto cibernético no que tange à busca de informações que constroem o indivíduo, inserindo-o na sociedade moderna. Muito obrigado a todos!